O projeto tem a finalidade em difundir a modalidade de Taekwondo no Distrito de Parafuso, na cidade de Camaçari, tendo como publico alvo crianças e adolescentes de 05 a 17 anos de idade. Trata-se de ação voltada à prática do Taekwondo, contando com o apoio do vereador Sessé Abreu e amigos, buscamos a inserção social dos participantes por meio de aulas que estimulem, sobretudo, as regras de convívio social e valores como educação, respeito às normas, ao ambiente e ao próximo. Por este motivo, entendemos ser de relevância da presente ação, tendo em vista a característica disciplinadora e educativa da modalidade envolvida, tendo a frente, como coordenador o Mestre Ivan Leite faixa preta 5º Dan e o professor Fábio Dias faixa preta 2º Dan.
O projeto busca gerar oportunidades à prática saudável do esporte e orientar crianças carentes quanto a necessidade da disciplina, respeito ao próximo, as regras, do convívio social, importantes aspectos para a formação cidadã e para a melhora na qualidade de vida, propondo a possibilidade de oferecer condições para o desenvolvimento da presente ação, por meio do Taekwondo e seus princípios básicos: Cortesia, Integridade, Perseverança, Autocontrole e Espírito Indomável.
Tendo como objetivo levar ao conhecimento do maior número possível de pessoas a modalidade de Taekwondo como prática de atividade física saudável. Fazer uso do Taekwondo como instrumento de inclusão social, auxiliando na formação do caráter, no exercício da responsabilidade, sociabilidade e saúde, condicionando suas potencialidades física e mental.
Fábio Dias faixa preta 2º Dan. |
O TAEKWONDO
Existe muita divergência quanto à criação do taekwondo. Sabe-se que a modalidade nasceu na Coréia do Sul, mas há indícios de que chineses praticavam a arte antes deles. A história mais aceita, porém, é a de que ela realmente teria surgido entre os sul-coreanos há aproximadamente 2 mil anos.
A luta com os punhos e os pés seria uma forma de defesa para um grupo chamado de “Silla”, que impedia a entrada de inimigos dentro de seu próprio reino. Com o passar do tempo, a modalidade foi sofrendo algumas mudanças pontuais.
No século XIX, quando a Coréia foi invadida pela China, o so-back-do (como era chamada a luta) sofreu influência do kung-fu e passou a ser denominada tang-soo-du. Posteriormente, a Coréia seria novamente invadida, dessa vez pelos japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse período, a prática de artes marciais foi proibida em solo coreano. Só que a limitação não acabou com a luta, e assim que os japoneses deixaram o país, a arte marcial voltou a ser praticada. Foi aí que surgiu o taekwondo dos moldes atuais, com a criação de regras pelo general Choi Hong Hi. Aos poucos, então, a modalidade foi se espalhando pelo mundo. Primeiramente nos Estados Unidos; na sequencia, pelo restante da Ásia e Europa. Em 1966, foi fundada a Federação Internacional de Taekwondo. A entrada do esporte no programa dos Jogos Olimpicos aconteceu em 1988, em Seul, na Coréia do Sul, ainda na condição de exibição. A primeira vez em que as medalhas entraram em disputa foi em 2000, em Sydney, na Austrália.
Regras
O objetivo do Taekwondo, praticado tanto por homens, quanto por muleres, é simples: tentar acertar o corpo do adversário o maior número de vezes, os golpes podem ser desferidos com os punhos (socos) ou com as pernas (chutes). Os socos podem ser dados apenas no peito do adversário, enquanto o chute pode acertar qualquer parte protegida do corpo do oponente acima da cintura. (Cada luta tem três assaltos, com duração de três minutos cada, e um atleta pode vencer o combate de três formas: por nocaute mesma regra do boxe, ou seja, uma contagem até dez é aberta quando um atleta cai no chão), por pontos (se não houver nocaute, os pontos são contados no fim da luta, e o que tiver mais vence) e desclassificação (quando um atleta é eliminado por conduta antidesportiva)Caso o atleta acerte partes proibidas do corpo do adversário, ele poderá ser desclassificado pelo árbitro do combate. Assim como acontece em outros tipos de artes marciais, os atletas do taekwondo são divididos de acordo com seu peso.
Local, táticas e equipamentos.
Local
O Taekwondo normalmente é praticado em ginásios fechados sobre um tatame, que é uma superfície feita de material sintético com área de 12 m². As únicas demarcações que existem dentro do referido espaço são dois traços coloridos, que indicam onde os atletas devem se posicionar no início do combate.
Táticas
Ao contrário do judô, por exemplo, o Taekwondo é uma arte marcial mais simples, com menos variações de golpes. Os mais básicos são os socos e os chutes, que, desferidos no local certo, rendem pontos ao lutador. Para que o atleta absorva melhor a característica dos golpes, eles treinam movimentos predeterminados contra adversários imaginários. Essa prática é comum em outras artes marciais, como o judô e o caratê. A diferença é a denominação que cada uma recebe. No Taekwondo, o nome é poom-se, enquanto no caratê e no judô o nome é kata.
Equipamentos
Para lutar, o atleta de Taekwondo precisa de um equipamento básico: o dobok, que é a vestimenta utilizada, similar ao quimono de judô e de caratê. Além disso, deve trajar protetores de tórax e cabeça (feitos de borracha, para diminuir o impacto dos choques). Para competições, é preciso usar proteção genital, bucal, canela e antebraço.
Brasil
O início do taekwondo no Brasil data de 1970, quando o mestre sul-coreano Sang Min Cho começou a ministrar aulas da modalidade no bairro da Liberdade, tradicional reduto oriental de São Paulo. Ao mesmo tempo, o esporte começava a despontar em outros locais, como na Bahia e no Rio de Janeiro, o resultado foi a organização do primeiro campeonato brasileiro, em 1973. A criação da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) aconteceria mais de uma década depois, em 1987.
Em Jogos Olímpicos, a primeira participação do país na modalidade aconteceu logo que o esporte passou a valer medalhas: no ano 2000, em Sydney, na Austrália. O Brasil, entretanto, só obteria algum resultado de destaque quatro anos mais tarde, em Atenas, na Grécia. A médio-ligeiro Natália Falavigna e o peso pena Diogo Silva ficaram na quarta posição de suas respectivas categorias.
Em 2005, Falavigna ainda conquistaria seu principal título na carreira. Na categoria até 72 kg, ela sagrou-se campeã mundial de taekwondo, tornando-se, assim, o principal nome da história do esporte no país. Depois disso, Falavigna ainda conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Pequim na categoria até 69 kg - primeira medalha olímpica do taekwondo brasileiro
Curiosidades
· Natália Falavigna, principal nome do feminino no Brasil, treina entre os homens para adquirir mais força para as competições. Foi ela quem conquistou a primeira medalha olímpica da história do taekwondo brasileiro - bronze em Pequim.
· O taekwondo já foi utilizado como treinamento militar de alguns exércitos. O primeiro país a adotar esse expediente foi a Coréia do Sul, em 1953, que logo foi seguida pelos países vizinhos.
· O Campeonato Mundial da modalidade é disputado a cada dois anos. O país com mais medalhas em todos os tempos é, disparado, a Coréia do Sul, que liderou todos os quadros gerais de medalhas até hoje, tanto entre as mulheres quanto entre os homens. Na edição de 1993, por exemplo, os sul-coreanos conquistaram 11 das 16 medalhas em disputa.
· Atualmente, o principal nome do taekwondo masculino é Diogo Silva, bronze no Pan-Americano de 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, quarto lugar em Atenas, na Grécia e ouro no Pan do Rio de Janeiro, em 2007. Além dessas conquistas, seu resultado mais expressivo foi a medalha de bronze no Mundial Júnior de 1998
Fonte: Fábio Dias
(71) 82796408 / 93039587
Nenhum comentário:
Postar um comentário